sexta-feira, 23 de abril de 2010

Das Taifas a Granada


No final do século XI o Califado Omíada de Córdoba decompôs-se em vários reinos (cerca de sessenta), chamados taifas(1). Nestas, por óbvio, a língua de governo era o árabe, mas esta língua também era usada na alta cultura Andalus. Os cristãos e judeus (chamados “dhimmi”, que significa “Povos do Livro”) eram tolerados pelos muçulmanos, sendo permitidos os casamentos entre membros das várias culturas. Mesmo assim, cristãos e judeus não podiam construir novos templos, exibir crucifixos ou tocar sinos. A Espanha dos Cristãos (que falavam “romano”) era al-Andaluz dos muçulmanos (que falavam árabe) e ha-Sefarad dos judeus (que falavam “ladino”). A união de povos seria tal que Teresa, primeira rainha de Portugal, é dada como filha de uma muçulmana (Zaida), por MENOCAL. Tudo isto distanciava a Península Ibérica do resto da Europa, inclusive entre os cristãos católicos: os ibéricos adotavam nas cerimônias religiosas o rito moçárabe, enquanto o rito vigente entre franceses era o latino ou romano(2).
A foto acima é de um azulejo incrustado no Palácio de Exposições de Sevilha e retrata a conquista de Málaga pelos espanhóis, antes dominada pelos muçulmanos.
Notas:
1 - O governo das taifas era essencialmente independente de qualquer sanção religiosa, atribuindo-se os reis o título de malik ou sahib, e por vezes o de habib. (...) Cada um tinha também o seu próprio exército e nomeava e mantinha o tradicional cadi para fazer cumprir as leis. Os califas Abbasid de Bagdá, bem como os califas Fatimid do Cairo eram simplesmente ignorados”. REILLY, Bernar F. Cristãos e Muçulmanos – A Luta pela Península Ibérica. Tradução de Maria José Giesteira.. Lisboa, Editorial Teorema, 1992, p. 30.
2 - MENOCAL, Maria Rosa. O Ornamento do Mundo. Tradução de Maria Alice Máximo. Rio – São Paulo, Record, 2004, pp. 42-248. Segundo REILLY (ob. cit., p. 310), também a igreja moçárabe era diferente da igreja romana: a primeira possuía uma nave única, a ábside (lugar onde fica o altar mor) quadrangular, abóbada em ferradura e ornamentação em mosaico; a segunda, uma nave central e duas laterais, ábsides semicirculares, transepto, abóbadas cilíndricas, arcos arredondados e estatuária muito trabalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário