quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nossa Senhora da Conceição

Dia 8 de Dezembro é dia de Nossa Senhora da Conceição. Em Portugal foi-me dito que só as imagens portuguesas usam coroa. Mas vi uma imagem da Nicarágua com coroa. Diz-se que a imagem portuguesa tem coroa porque o Rei D. João IV depositou a coroa real aos pés de Nossa Senhora (veja aqui).
pintura de N.Sra. Conceição

N.Sra. Conceição sem coroa

N.Sra. Conceição com coroa
Meu pai e meu tio sempre achavam a imagem muito bonita e talvez por isso, ou por causa da tradição portuguesa, também passei a admirar muito a imagem da Imaculada Conceição. Outros motivos me ligaram à Nossa Senhora da Conceição: além da amizade de meus pais com as freiras da ordem das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (fundada pela Madre Paulina), também fui coroinha da igreja da Imaculada Conceição, conhecida em Itajaí por “Igreja Velha” por ter sido a antiga matriz, em oposição à “Igreja Nova” ou nova matriz. Nova na década de 60, pois fora construída em 1955.
Eu era uma espécie de coroinha titular: dava plantão, pois se morria alguém ou se havia um casamento, Dona Áurea (zeladora da igreja) vinha me chamar para ajudar na missa. Também eu era convocado para buscar hóstias ou vinho de missa na igreja matriz (no caminho, sempre comia uma ou duas partículas; quanto ao vinho, não bebia, pois era criança e, se não fosse, a garrafa era lacrada com cera de vela).
Não é correto referir-se à imagem como “a santa”, nem referir-se a Nossa Senhora como “a santa”. Dentro da hierarquia celeste, Nossa Senhora está acima dos santos e a imagem não é “o santo”, é a imagem... Outro fato que me marcou com relação à imagem foi a restauração que meu pai fez na década de 1960. Era a imagem da Igreja da Imaculada Conceição: além de pintá-la, ela pintou uma renda e moldou em gesso um manto esvoaçante. Ficou muito bonita a nova pintura.
A imagem da Imaculada Conceição é de uma mulher rodeada de anjos. É a simbolização do momento em que nossa Senhora concebeu Jesus. O nome “Imaculada Conceição” significa concepção sem mácula, ou seja, concepção sem mancha. A mancha é o ato sexual que, como se vê, é condenado pelo próprio nome do fato retratado na imagem. Imaculada Conceição, ou concepção, já é um nome que traz repressão sexual em si, como se percebe.
As fotos acima são de uma imagem que comprei (sem coroa), uma imagem que meu tio Dide deu de presente para meu pai (creio que era um artigo do Banga, uma loja de artes do Dide, na Galeria do Hotel Nacional em Brasília, fechada quando Dide morreu, em 1976); a figura pintada, foi uma obra de Dide, que já mencionei em outra postagem.
Hoje o dia 8 de Dezembro é feriado para os que trabalham no Judiciário Federal ou no Ministério Público da União (Lei nº 5.010/66, art. 62 – veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário