domingo, 12 de dezembro de 2010

O Lagarto


Verão e lagartos são associações que sempre faço. Na casa de praia de meu pai, quase todo dia um lagarto atravessava a ruazinha em direção ao um matagal que ficava na frente. Logo, supunha que o lagarto saía do quintal da nossa casa e ia para "sua casa" no mato. A rua (2308) ficava em Balneário Camboriú e o matagal da frente já não é matagal há muito tempo. Hoje é um edifício, antigo para os padrões de Balneário Camboriú, pois foi erguido na década de 1970. Sempre pensei que o lagarto morava no mato e ia na nossa casa atrás de comida. Ou eu estava errado ou os lagartos do ano 2000 mudaram de hábito.
Hoje uma família de lagartos mora embaixo de minha casa numa praia de Florianópolis. Fica no sol, lagarteando. Ele ou seus ancestrais (soube que vivem cerca de 16 anos) logo fugiam quando a gente chegava perto. Agora andam mais ousados. Ou demoram para ir para a toca debaixo da casa ou saem depois da gente muito os enxotar. Um dia desses entrou no quintal e ao me ver, defecou na minha frente. Depois de defecar o quanto quis, foi embora.
Tenho pensado muito se expulso os lagartos da casa e terreno que compartilham comigo. Mas dizem que lagarto come cobra. Se come, pelo menos meu hóspede livra-me dos indesejáveis ofídios. Se não come, já são dois que tenho visto entrando e saindo debaixo da casa. Espero que fiquem por aí, em dois, sem mais filhotes; e espero, mais ainda, que, espontaneamente, se mudem para outra toca, que não debaixo da minha casa. Para conhecer melhor o tipo de lagarto que mora sob minha casa, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário